Feeds RSS

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

halloween

Halloween



Etimologicamente Halloween vem do termo All Hallow`s Eve, literalmente Véspera ou Dia de todos os Santos. As raízes da festa actual remontam ao século 7º ou 6º a.C., quando os celtas, justamente no dia 31 de Outubro , celebravam o Samhain, a mudança do ano . Samhain era o Deus da morte, e é nessas festividades que encontramos a origem da celebração actual do Halloween.
Celebra-se no dia 31 de Outubro, quarenta dias após o Equinócio de Outono (quarenta é o valor da letra hebraica "Mem", que na cabala simboliza a Água Genesíaca: quarenta dias do dilúvio Universal , quarenta anos israelitas no deserto , quarenta dias de jejum de Jesus o Cristo e simboliza nosso descenso aos mundos infernos, à Nona Esfera.
Durante a era Romana, estes adoptaram as práticas célticas como se fossem suas. Porém, na medida em que a crença na possessão foi perdendo terreno, a pratica de se vestir como espantalhos, fantasmas ou bruxas foi transformada de uma crença religiosa para um cerimonial apenas.
O costume do
Halloween foi levado para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes que saiam do seu país pela escassez do seu principal alimento, a batata. Nessa época, a travessura (brincadeira) favorita na Nova Inglaterra (Estados Unidos), era escrever sobre as paredes das casas e retirar as trancas dos portões.



O costume do trick- or- treating (travessuras ou guloseimas: dê- nos coisas gostosas ou faremos travessuras) parece não ter origem nos célticos, mas sim em costumes Europeus do século 9 designado de "Souling". No dia 2 de Novembro, Dia de Todas as Almas ou Dia dos Mortos, os cristãos andavam de vila em vila para ganharem as chamadas ´Soul Cakes`, ou tortas feitas com pedaços de pão e groselha. Quanto mais tortas recebiam, mais orações eles prometiam em memoria dos parentes mortos daqueles que doavam as tortas. Naquela época, acreditava-se que os mortos permaneciam num limbo por um período de tempo após a morte e, através de orações, mesmo de estranhos, aconteceria a passagem do limbo para o céu.






Quem me visita!!!!