Feeds RSS

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

renda de bilros


Rendas de Bilros


Foi em Abril de 1919 que foi criada em vila do conde a Escola de Artes e Ofícios Baltazar do Couto, inicialmente instalada na Casa do Vinhal a Escola de Rendas passou por vários locais, encontrando-se actualmente de novo no primitivo edifício, recentemente restaurado.
A Escola possui magníficos trabalhos em rendas elaborados pelas alunas que, ao longo dos anos, aprenderam nesta Escola, esta arte secular.

Para elaborar a arte das Rendas de Bilros é necessário possuir:
  • uma almofada


  • Cavalete

  • Bilros


  • Esquema ou pique



As Rendas de Bilros são uma forma de trabalho manual, constituído por um cruzamento sucessivo de fios de modo a produzir um desenho. A almofada é a base sobre a qual se executam as rendas e nela se prende o cartão com o esquema (ou pique) em cima do qual irão se traçando os bilros, a medida que se prendem os compassos com alfinetes.
A almofada pode ser presa num suporte de madeira designado de cavalete, mas existem rendilheiras que preferem apoiar as almofadas em cadeiras ou banquinhos. Existem ainda aquelas que preferem apoiar a almofada no colo presas nas pernas.
Os Bilros são uma espécie de haste de madeira provida de uma cabeçinha numa das extremidades; sobre ela enrola-se a linha para fazer a renda, os bilros são utilizados aos pares.
No âmbito da execução das Rendas de Bilros, no Museu estão permanentemente Rendilheiras a trabalhar, onde desenvolvem novos desenhos e motivos para além das Rendas tradicionais, realizando sempre que é solicitado o restauro de algumas peças que pela sua antiguidade ou por algum acidente, possam necessitar de alguma intervenção.
Além disso, sempre que surgem convites as Rendilheiras estão presentes em certames de artesanato tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo sempre como objectivo a promoção e divulgação desta secular arte que em Vila Do Conde tem tão grandes raízes.
O museu das rendas de bilros funciona de Segunda a sexta feira das 10h00- 12h00 / 14h00- 18 h00, na rua de S. Bento nº70, 4480- 781 Vila do Conde, telefone: 252 248 400,
fax:252 2480407.
Bjs desta amiga*********

Quem me visita!!!!